Catapulta
Por Tiago Mesquita
Quando entalha volumes na pedra ou os molda no gesso, Wagner Malta Tavares parece raciocinar de maneira figurativa. Apesar da austeridade de suas formas e da objetividade de suas peças, suas esculturas atuam como se simulassem uma tensão física nos volumes. Eles parecem pulsar. Guardam do estatuário tradicional não apenas os procedimentos, mas também uma certa interioridade, que atribui àquelas rochas uma atividade. Diferente da tradição, no entanto, estas peças agem entre nós e não em um espaço ilusório e virtual.
Em um trabalho de 2001, exposto no Centro Cultural São Paulo, uma pedra de mármore entalhada puxava a parede através de cordas tensas de violão. A peça parecia se encolher. Esforçando-se para romper com a parede, mas a escultura não conseguia nada. Talvez porque não se tratasse de conseguir alguma coisa, mas de povoar o espaço de atividade.
A instalação Catapulta, que o artista expõe agora na galeria SESC avenida paulista, também prolifera, através de materiais alusivos, atividades paralelas a um espaço que repousa. Entretanto, a concentração de energia aqui é muito maior. O artista prende placas de acrílico e madeira em um painel que dá de frente para uma vitrine da galeria. Ele as verga contra o vidro, o chão e algumas peças de gesso ali dispostas. O lugar fica repleto de cores e intensidades luminosas dispersas. A tensão das lâminas parece indicar que o painel está na iminência de se tornar um redemoinho.
Ele se mantém estático, entretanto, e não por uma soma zero na relação de forças entre as peças. Embora existam correspondências cá e lá na tomada da parede, cores que repercutem umas nas outras, continuidades obscuras entre os elementos nas faces diferentes do painel, elas não ressaltam uma relação de forças que tende ao equilíbrio, nem uma desestruturação que aponta para a mesma direção.
Pelo contrário, as peças aqui, a cada visada, aparecem mais dispersas. Como nos trabalhos anteriores, as formas parecem atuar sozinhas, ao largo da estruturação espacial. Proliferam intensidades de luz desordenadas e autônomas.
Wagner Malta Tavares procura constituir a partir destes atos sem resultado efetivo (talvez por isso mesmo, aliás) relações que não tenham conseqüências previsíveis. Pois o artístico aí ocorre por todo o lado, sem direção marcada. Talvez esta seja uma forma de resistir à determinação marcada de um tipo de obra de arte que a todo tempo quer encontrar elementos de suas certezas no local onde o trabalho se instala.
+ work
Medusa 4escultura2023
Orbital _azulescultura2023
K2-141bescultura2023
Orbital _amareloescultura2022
Medusa 3escultura2022
Relevo de Quina _vermelhoescultura2022
Passoescultura2022
Orbital _vermelhoescultura2022
Relevo de Canto _Cruzescultura2022
Voragemfotografia2022
Relevo de Quinta _brancoescultura2021
Figura Sentadaescultura2021
Medusaescultura2021
Relevo de Quina _azulescultura2022
Banhistasocupação2020
Íconesesculturas2020
Figurassérie de esculturas2020
Figuras IIsérie de esculturas2020
Medusaescultura2020
Sursum Cordaescultura2019
Vigilanteescultura2019
Lado Bexposição2019
Meteoroexposição2018
Jogos Perigososescultura + perfomance2017
Malpertuisescultura2016-2017
Sonda Dobrável - Fugaescultura + som2016
Vigilantefotografia2016
Sustenido #escultura2016
Theyinstalação2016
Horizonteescultura2016
Sonda Pretaescultura + som2016
Projeto para coluna de ventoescultura2016
Torre - Ground Controlfotografia2016
Sondaescultura + som2015
Monotipia Térmicamonotipia2015
No calor da horainstalação2015
BangCrunchinstalação2015
Diário do Capitãodesenho2015
Círiosinstalação2015
Equilibristaescultura2015
Pipoca Modernaintervenção2015
Trapézioperformance, intervenção, escultura2014
Turbulência nos Trópicosinstalação2014
Space Invadersrelevo intervernção2014
Sem Títulorelevo2014
Turbulênciavídeo instalação2014
Sem Títulovideo2014
Bermudasescultura2013
Ondas Curtasvídeo + foto2013
Perfurme de Princesainstalação2013
Bermudasescultura2012
Bermudasescultura2012
Água Forteesculturas2012
Vigilanteescultura2012
Esquecimento Ifotografia2012
Esquecimento IIfotografia2012
Três Graçasescultura2012
Obliviofotografia2011
Nebulosaescultura2011
Mercúrioescultura2011
Heliumescultura2011
Esquecimentofotografia2011
Bermudasmonotipia2011
Bermudasrelevo2010
Dragãozinhoescultura2010
Hermesescultura2009-2010
HERÓIescultura2009-2010
Ventaniaescultura2009-2010
Cadeiraescultura2009
Furiasfotografia2009-2010
Navefotografia2009-2010
Primeiro Diafotografia2009-2010
Um por todosescultura2009-2010
Uma diversão, um tormento, uma ocupaçãovideo2009-2010
Contatofotografia2009
Enveloperelevo2008
São Joãoescultura2008
Anubisescultura2008
Beira + Paisagemfotografia + performance2008
Paisagemfotografia2008
Contatomonotipia2008
Contato (Rio)intervenção2008
Mesaescultura2008
O Barqueirovideo2008
Laço + Colunavideo + fotografia2007
Hulkescultura2007
First Loveescultura | intervenção2006
Contato (Chicago)intervenção2006
Cesio 137intervenção2006
Aquecedor + Envelopeescultura2005
Tempo de dizer Uminstalação2005
Horizonte de Eventosescultura2004
Relevos com coresculturas2004
Céu azul locoinstalação2003
Apegoescultura2003
Quem pode fica em pé, quem quiser que se deiteinstalação2003
Reator de dobraescultura2003
Sidônio e a Guitarraescultura2003
Verdãoescultura2003
Estalaçãoinstalação2002
Macacosintervenção2002
Qescultura2001
Novelo laranjaescultura2001
Paracildoperformance2001
Rabecaescultura2001
Sursum Cordainstalação2001
Um grande passo para mim,um pequeno passo para a humanidadeperformance1999
Baíaescultura2001
All rights reserved. Any work presented on this website or any portion thereof may not be reproduced or used in any manner whatsoever without the express written permission of the artist.
© wagner malta tavares